terça-feira, 19 de julho de 2011

Secretária de Ação Social entrega Telecentro Comunitário


A secretária de Ação Social e Cidadania, Dona Luzia de Fátima através do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) em parceria com a Fundação Banco do Brasil e a CODEALGO entregaram na terça-feira (05/7) o telecentro comunitário do PETI. A solenidade aconteceu na sede do PETI de Águas Lindas de Goiás, com a presença de representantes da Fundação Banco do Brasil, do Banco do Brasil e representantes da Secretaria de Ação Social e Cidadania. “O Banco do Brasil através das parcerias proporcionam a inclusão digital das comunidades carentes. Buscamos computadores em nossos bancos, são máquinas que ainda servem para ser utilizadas. São máquinas que seriam leiloadas como sucatas, e optamos por formatá-las e utilizá-las nos telecentros comunitários em todo o Brasil” disse a coordenadora regional do Programa de Inclusão Digital, Cleusa Lopes.
Na oportunidade, a coordenadora do PETI, Gardênia Alves, aproveitou para apresentar aos presentes a Banda do PETI sob a batuta do mestre Mardoqueo, que fez uma demonstração tocando músicas já conhecidas bem como de composições dele em conjunto com os alunos. “O PETI articula um conjunto de ações visando a retirada de crianças e adolescentes de até 16 anos das práticas do trabalho infantil, exceto na condição de aprendiz a partir dos 14 anos de idade”, disse Gardênia.
Ao ingressar no PETI, a família dos jovens tem acesso à transferência de renda do programa Bolsa Família, quando atender aos critérios de elegibilidade, devido ao processo de integração dos programas. Para as demais famílias também é garantida a transferência de renda através do PETI. Assim, a articulação dos dois programas fortalece o apoio às famílias, visto que pobreza e trabalho infantil estão amplamente relacionados nas regiões de maior vulnerabilidade.
Após a transferência de renda, toda criança e adolescente que for encontrado em situação de trabalho, devem ser obrigatoriamente inseridas no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.  “Esse serviço é ofertado pela Proteção Social Básica com estreita articulação com o responsável pelo PETI no município”, afirmou a secretária de Ação Social e Cidadania, Luzia de Fátima.


Da Gerência de Imprensa da Prefeitura
Texto: Carlos Mossoró
Fotos: Beto Castanheiro

0 comentários:

Postar um comentário